quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Kolping no Jornal da Diocese de Blumenau

Mais uma vez a Comunidade Kolping foi notícia no Jornal da Diocese, edição de novembro de 2010, página 12, graças ao Padre Raul Kaestring, Diretor de Comunicação da Diocese e da jornalista Marli Rudnik. Os agradecimentos da Kolping, e a página do Jornal:

Página do jornal.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Biblioteca Comunitária da Kolping

Um sonho que começa a tomar forma na Comunidade Kolping é a montagem da Biblioteca Comunitária. Sonho, porque não é fácil de conseguir espaço, estantes, computador, e todas as outras coisas que envolvem uma biblioteca, sem contar, é claro, os livros necessários.

A Comunidade Kolping já havia sido beneficiada pela Justiça Federal no final de 2008, quando pudemos comprar três máquinas de costura eletrônicas, que passaram a integrar o Curso de Costura Industrial, favorecendo nossas alunas. Agora, mais uma vez, essa parceria com a Justiça permitirá montar a nossa biblioteca, modesta, é claro, mas que permitirá incentivar a leitura em nossa região do Grande Garcia, principalmente. Um computador, seis estantes duplas, mesas, cadeiras, pufes e tapetes infantis foram adquiridos para começar a implementação.

O principal objetivo da biblioteca é o incentivo à leitura, através de livros de romances, contos, crônicas, poesias, ensaios, e tudo que se inclua na Literatura. Os que já gostam ou que estejam apenas procurando uma aventura literária ficarão satisfeitos em poder encontrar os livros "amigos", lê-los no próprio local ou levá-los para casa por um prazo determinado. Pretende-se colocar mais de cinco mil títulos à disposição dos leitores.

Não se quer afastar os jovens do computador, mas dar-lhes mais uma opção de passatempo, sadia e cultural, que faz descobrir lugares e viajar pelo mundo todo sem sair do lugar, conhecer cidades e países, povos e culturas variadas, sem contar a viagem através de imaginação, seguindo relatos de autores nacionais e estrangeiros.

A biblioteca fará um cadastro de todos os usuários, a fim de poder controlar o empréstimo e devolução dos livros.

Estamos desenvolvendo uma campanha de doação de livros em toda a cidade, e já recebemos muitos exemplares. Não desejamos disponibilizar livros didáticos (esses, as escolas já os têm), mas teremos algumas prateleiras para livros científicos, enciclopédias, revistas e livros infantis. Quem quiser doar pode entrar em contato com a Kolping Blumenau.

Assim que a Biblioteca Comunitária estiver pronta para utilização pelo público, será feita uma divulgação pela imprensa e por este Blog. Aguardem.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Conhecendo a Kolping

KOLPING não é uma sigla, como alguns pensam, mas o sobrenome do fundador da Obra - Adolfo Kolping. A Obra Kolping está disseminada em mais de 60 países, em todos os continentes, e no Brasil em mais de 20 estados e no Distrito Federal.

Na Alemanha, onde nasceu, em 1849, e em muitos outros países ela é formada por grupos chamados "Família Kolping", de variados tamanhos, mas sempre com a mesma finalidade - fazer o bem. No Brasil, esses grupos são chamados de "Comunidades Kolping", determinando, também no nome, a sua vocação primeira, que é trabalhar com as pessoas que integram as comunidades onde elas se instalam e desenvolvem seu trabalho, buscando a transformação da vida das pessoas.

O principal objetivo da Kolping, e sua missão, é a promoção do trabalhador, procurando sempre melhorar a vida dele e de sua família, dando-lhe a dignidade de poder ter uma profissão e um trabalho, que lhe permitam proporcionar o sustento individual, da família, e melhora da comunidade em que vive.

Kolping Blumenau
A Comunidade Kolping Garcia, de Blumenau, integra a Obra Kolping Estadual de Santa Catarina, que tem sede em Rio do Sul, e está situada na Rua Adolfo Kolping, 117, no Bairro Valparaíso. Possui cursos profissionalizantes de Costura Industrial e Mecânica Geral, formando profissionais para as indústrias de Blumenau.